quinta-feira, 28 de março de 2013

A importância do networking para os negócios


É fato que no mercado de trabalho, seja qual for a área escolhida para atuar, que um diploma de universidade não irá garantir um bom emprego. É necessário, devido a alta concorrência, possuir diversas adições no currículo que evidenciem o comprometimento e esforço do profissional no objetivo traçado pelo mesmo.

Saber diversas línguas, obter diplomas de vários cursos, ter rodado o mundo, tudo isso não será válido se a atuação do profissional em sua sociedade não for pró ativa e a efetivação de todo o seu currículo não seja conhecido de perto por terceiros. Neste caso, o networking é a maneira mais eficiente de propagação.

A rede de relacionamentos ou business networking é a atividade pelo qual grupos de pessoas que possuem interesses semelhantes ajudam-se indicando uns aos outros para suprir, de forma organizada, as necessidades pessoais, comerciais, ou das empresas que representam.

Fala-se muito em empregabilidade que nada mais é do que a capacidade de se colocar rapidamente no mercado de trabalho. Em qualquer profissão, em especial nas que têm exigência de qualificação mais elevada, o networking é fundamental.

Para fazer uso correto do networking, é importante ter organização e disciplina para cumprir algumas tarefas indispensáveis como conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

A pro atividade com os contatos deverá ser em diferentes níveis, multiplicando-os desta forma, com o real interesse pelas pessoas.

Alguma dessas ações de interação é importante para a manutenção do contato como:
 
  • Telefonar para as pessoas de maior proximidade, mesmo sem motivos específicos. Telefonemas em particular, ocupam mais tempo, mas podem ser mais eficientes caso já haja um contato prévio ou um grau de intimidade maior.
  • Parabenizar as pessoas por ocasiões de datas importantes. 
  • Freqüentar palestras, eventos, funções sociais e movimentos comunitários da região que o profissional reside ou trabalha. Procure se aproximar de pessoas desconhecidas ou pouco conhecidas. Circule, não fique em um só grupo todo o tempo. Não recuse convites para participar de palestras, aulas, grupos de estudo.
  • O uso da rede de relacionamentos digital sempre traz resultados, mas quando demonstramos afeto em nossos contatos, os resultados tendem a ser ainda melhores.
  • Ter uma agenda completa e atualizada das pessoas que você conhece.
  • Guardar em um fichário ou arquivo apropriado os cartões de visitas que recebe, anotando no verso deles informações que tempos mais tarde lhe possibilite identificar a origem / ocasião da obtenção daquele cartão.
  • Manter os cartões das pessoas que deixaram de ser seus colegas de trabalho.
  • Manter as pessoas de sua rede de contatos a par de suas mudanças de endereços, telefones, empregos ou atividades.
  • Manter atualizado o cadastro eletrônico de sua rede de contatos.
  • Marque sua presença em eventos profissionais, sociais e congressos.
  • Não se constranja em pedir ajuda, porém, aja com naturalidade e objetividade. Não seja inconveniente quando precisar da ajuda de quem quer que seja. 
  • Networking ou marketing pessoal não é autopromoção, uma confusão comum quando se trata desse assunto. 
Diga sempre, por favor, por gentileza, e não se esqueça de agradecer.
  • Não faça comentários desfavoráveis sobre colegas de trabalho e, principalmente, sobre ex-empregadores.
  • Adotar uma postura de confiança e livre de preconceitos, superando defesas e tendo disciplina. 
  • Ter consciência de que em “rede” muitas vezes temos um duplo papel, muitas vezes indicamos, outras, somos indicados.
  • Em seus contatos profissionais procure enfatizar seus pontos fortes, tente esquecer os fracos, eles não lhe ajudam. Faça isto de forma simpática para não parecer inconveniente. Lembrar-se de que a informação é a fonte de realização da rede de relacionamentos e o acesso constante, garante o sucesso de sua utilização.
  • Manter a sua reputação intocável, visto que, todo relacionamento se baseia em confiança mútua. 
  • Ao sair de casa ou do escritório certifique-se que seu porta cartões está adequadamente abastecido.  Tenha sempre cartões de visita em mãos. Ao dar seu contato, forneça dois cartões. Se a pessoa gostar do seu serviço e comentar com outra, terá também um cartão a mais para dar.

Enfim, são diversas as maneiras de construir uma rede de relacionamento eficiente e de grande impacto para nossa vida comercial, contudo, o respeito ao próximo é necessário em todos os passos para o fortalecimento dos contatos e aceitação daquilo que você por eventual, oferecerá ao próximo.

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