quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pensando com responsabilidade ambiental.




Pensar com responsabilidade ambiental vai muito além do produto final ou da matéria prima que deste fora fabricado. Pensar com responsabilidade ambiental exige que todo o processo de manufaturação seja repensado com o foco, não somente na matéria prima extraído do meio ambiente, mas também pela maneira de fabricação, distribuição, venda e reciclagem do objeto em questão.

Lucros e Dividendos sempre estarão contra o bem social, pois o impacto sempre será sentido em alguma parte da cadeia de produção porque a sociedade exige que o produto distribuído seja compatível com o ganho deste. É claro que nunca serão, pois somente 1% da população mundial detém os lucros reais de qualquer produto, desta forma, o equilíbrio sempre estará defasado e nós, sempre destruindo a base de vida de nosso meio.

Abrir fronteiras mundiais para os produtos ocasiona no desequilíbrio e rateio injusto das riquezas derivadas da venda e distribuição destes. Veja o caso da China, ou Índia que são os maiores fabricantes de produtos mundiais. A poluição que estes países geram é o suficiente para destruir todo o planeta terrestre, mas não pensamos nisso quando compramos os nossos Iphones e Ipads, afinal a China está tão longe de nós que não há porque nos preocuparmos com o que acontece naquele país. Mas o lucros destes produtos não vão para os Chineses que vivem com um salário mínimo de algumas dezenas de dólares por mês, mas para as empresas que assim, pagam os seus salários bilionários aos seus executivos e investidores.

Pois bem, mas o que temos com tudo isso se não fabricamos estes produtos e a nossa lei do trabalho é rigorosa e um tanto quanto rígida, protegendo em tese, os nossos trabalhadores?

A China, assim como a Índia, não possuem a matéria prima necessária para a fabricação destes produtos, eles possuem sim a mão de obra barata e o espaço para as imensas indústrias, mas importam esta matéria prima de nós, brasileiros. Estes produtos que lhes são vendidos por nosso país, são derivados de nossas florestas, nossas terras, nossos rios e oceano, e quem vocês acham que exporta a comida para esta mão de obra faminta? Nós brasileiros, que pagamos assim o preço pela competição de valores entre os compradores que poderão pagar.

Se a carne está cara no supermercado, é porque outros países podem comprar os nossos produtos a um preço menor e em grandíssima quantidade, fazendo que estes produtos faltem em nossas prateleiras, aumentando desta forma, o valor do mesmo. Isso acontece com tudo que consumimos, da gasolina ao álcool, da carne ao trigo, tudo é leiloado entre empresas estrangeiras e nacionais e quem comprar mais, pelo melhor valor, leva!

Então, isso causa a inflação nos preços, a falta no abastecimento, a crise imobiliária pois sem salários compatíveis, quem possui condições de viver bem?

Enfim, pensem antes de adquirir produtos importados pois são eles os culpados da desgraça no seu país e exijam do seu governo que aja responsabilidade ambiental pois desmatar, destruir e exterminar, somente gera lucro para as grandes corporações e vocês, meus amigos, não verão nenhum centavo desta destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário, a sua experiência e a sua visão são importantes para mim.