terça-feira, 5 de julho de 2011

o sucesso da vida.

Muitas vezes nos perguntamos como ter sucesso em nossas vidas, como alcançar nossos sonhos, como abrir novas portas, como vencer obstáculos. São tantas as contradições em nossas vidas, tantos momentos adversos, que muitas vezes chegamos ao ponto da desistência, ao ponto de entregar o jogo. Quantas vezes que naquele momento mais triste, nos fechamos em nossos espaços e choramos em desespero por uma resposta, por um caminho a ser seguido, ou até mesmo por um milagre? Quantos dias passamos lamentando todas as coisas ruins que presenciamos em nossos dias? Quantos de nós já pensamos em desistir da vida, e desejar a morte como a solução para o caos que vivemos?

Pois bem, lhes serei sincero, eu já passei por diversos momentos como estes, culpando a tudo e a todos, sem pensar duas vezes, sem ao menos analisar a questão em mãos. Chorei várias noites com pena de mim mesmo, odiei pessoas por estar passando por mal momentos, inventei desculpas para meus erros, e deixei de culpar a mim mesmo por várias escolhas que eu mesmo fiz sem a pressão que mais tarde a culpei.

Mas aprendi e ainda aprendo que a maturidade da vida é algo que nos é dado com o tempo, nossa espiritualidade que muitas vezes nem ao menos acreditamos possuir, está encrustada em nossas almas, e que Deus, muitas vezes colocado em cheque por nossas dúvidas e lamentações, não deixa de existir, de ser, por não trabalharmos a nossa fé.

Nossas vidas, acredito eu, é como se fosse um rolo de filme, no começo de tudo houve aquele famoso big bang que ouvimos em diversos documentários do Globo Reporter, e a nossa existência está em alguma parte deste rolo, e o final de tudo está no final do filme. (Li isto em alguma revista), mas Deus é o próprio rolo do filme, ele é o começo, ele é o meio, e ele é o final, tudo já certo, escolhido por ele, nossos destinos, nossos sonhos e nossas vidas.

Mas existe um detalhe, um detalhe fundamental que esquecemos de trabalhar diariamente para que nosso destino seja glorioso como em nossos sonhos e desejos. Aceitar e seguir os passos que nos é apresentado durante nossa vida humana, durante nossa vida terrestre. Parece trivial tal fato, porém muitas vezes esquecemos isso, esquecemos que Deus é tudo nesta vida, ele é onipotente, onisciente, e onipresente, sendo assim, tudo que passamos pode haver duas únicas fontes. A primeira, como resultado daquilo que Deus nos quer que aprendamos, alguma lição que nos será de grande utilidade nesta vida ou em outra. E a segunda fonte seria resultado de nossas escolhas em outras situações no passado, pois Deus também nos dá o livre arbítrio de escolha, e toda escolha, como nós sabemos, é seguida de um resultado (para toda ação existe uma reação).

Então como conseguir aquilo que sonhamos e como alcançar nossos desejos? Primeiro, acho eu, que devemos ouvir aquilo que realmente está em nossas almas, tentar ouvir aquilo que Deus tem planejado para nossas vidas, nosso destino, muitas vezes passando despercebido por nós, este tal destino que Deus tem traçado, é ofuscado com o capitalismo insano provocado pelo excesso descontrolado da industrialização. Tudo queremos, tudo desejamos, tudo é apresentado pela mídia para nós como algo que devemos, sem cogitar, ter e possuir.

Assim, a primeira fase é escutar aquilo que Deus está nos dizendo. A segunda fase seria seguir tais palavras, sem medo de cair, sem medo de perder. Pois é, eu sei que isso é muito difícil de fazer, muitas vezes conquistamos coisas em nossas vidas e achamos que aquilo é de fato, a única coisa que precisamos para viver, que tudo mais é banal. Um bom emprego, uma boa casa, dinheiro na conta, viagens, bares, amigos, enfim, tudo aquilo que achamos que é importante, então simplesmente paramos no tempo, não tentamos aprender mais, não tentamos sair do lugar, pois tudo aquilo que conseguimos é, para nós, suficiente e aceitável perante a sociedade. Mas isso não é aquilo que Deus quer de nós, e isso eu tenho certeza, pois se toda idéia é voltar ao criador, como podemos estar na presença da maior e única força do universo, sem o conhecimento necessário para ali estar?

É preciso aprender até o último suspiro, com humildade, mas muita luta, desta forma estaremos sempre ampliando nosso conhecimento, sempre aprendendo com as situações. Aceitar aquilo que nos é apresentado, porém nunca parar para chorar, mesmo sendo isso uma situação normal de defesa de nosso corpo, porém devemos lutar contra este sentimento e manter-se na rota, não desistir, não desacreditar.

E assim, com as mãos de Deus, chegaremos até o ponto que ele deseja, até o destino que silenciosamente, nos é sussurrado em nossas almas.

Um abraço a todos,

Everson Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário, a sua experiência e a sua visão são importantes para mim.